Reutilizando Artboards
Neste tutorial, iremos aprender como reutilizar seus Artboards de duas formas:
- Referenciando o Artboard
- Criando componentes
Referenciando um Artboard
Referenciar um Artboard é útil quando você possui um elemento visual que se repete em vários Artboards, e esse elemento é sempre igual, como no caso de cabeçalhos, barras laterais e rodapés.
No nosso exemplo, iremos reutilizar essa barra lateral. Clique no botão Copiar
abaixo, e cole o Artboard no seu Builder.
Comece criando um novo Artboard, dando clique duplo no fundo e selecionando Artboard no menu que se abre.
Em seguida, desenhe um bloco para ser a barra lateral. Selecione o bloco e:
- Em
Children Mode
coloquereference
. - Em
Children Reference
, que aparece quandoChildren Mode
éreference
, emComponent
selecionedata2-core-primitives@Artboard
, e emReference
selecione o Artboard da barra lateral.
Qualquer alteração no Artboard da barra lateral será refletida nos blocos que referenciam esse Artboard.
Criando Componentes
Componentes são outra forma de reutilizar seus elementos, no entanto, componentes possuem parâmetros configuráveis, ou seja, diferentemente da referência que é uma cópia exata do Artboard, o componente não é.
Para ilustrar isso, iremos contruir um componente que é um botão. Copie e cole o Artboard abaixo em seu Builder.
Selecione o Artboard criado e:
- Habilite o parâmetro
Component Class
. - Dê um nome ao seu componente, como
Button
. - Clique em
Create Component
.
Pronto! Seu componente está criado, vamos usar esse componente que foi criado no Artboard
que referencia a Barra Lateral, para isso:
- Desenhe dois blocos.
- Selecione os dois, clicando em um, segurando
SHIFT
e clicando no outro. - No topo do Inspector, clique no controle que está escrito
data2-core-primitives@Block
para mudar o tipo de componente. Procure seu novo componente e selecione. - Ambos os blocos devem ter mudado de aparência, e agora estão idênticos ao Artboard do botão.
- Fa ça ajustes visuais, como tirar o
Fill
dos blocos, ajustar o tamanho etc.
Agora, iremos transformar o texto do botão em um parâmetro configurável.
- Selecione o Artboard do botão.
- No controle de
Component Class
, clique emAdd Prop
. - No card que foi adicionado, em
Prop
coloquelabel
, mantenha o tipo comoString
e emMock
coloqueButton Text
. - Selecione o Bloco dentro do
Artboard
que possui o parâmetroText
preenchido. - Mude o tipo do
Text
clicando no botão comf()
e no menu que se abre, clique emContext Reference
. - Clique no controle para navegar e configurar a
Reference
. - Escreva ou selecione
label
na reference.
Note que o texto no Block
do botão não é mais Button Label
, mas sim Button Text
, que foi o parâmetro configurado no Mock
. Esse comportamento facilita o desenvolvimento dos componentes e só ocorre no Artboard que é usado como componente, isto é, outros blocos, como os dois Button
s no Artboard com a barra lateral, não vão mostrar o valor do Mock
.
Para colocar textos diferentes, em cada um dos botões criados:
- Selecione o
Button
, clique no títuloBlock
no começo do inspector para fechar os parâmetros doBlock
, e apenas os parâmetros deButton
devem ficar visíveis. - No parâmetro
Label
, escreva o que você quiser, como por exemploConfirm
. - Faça o mesmo para o outro
Button
, onde escreveremosCancel
ao invés deConfirm
.
Componentes x Referência de Artboard
Como pudemos ver nos exemplos, a principal diferença entre reutilizar Artboards através de componentes ou de referências, é a possibilidade de utilizar parâmetros, acessíveis dentro do Artboard que é um componente através do Context Reference
(um componente do tipo data2-core-types@Reference
). Em ambos os casos, componentes e referências, alterações no Artboard "original", afetam todos os Blocos do tipo daquele componente, e blocos que referenciam aquele Artboard
.
Há outras diferenças que iremos explorar em outros tutoriais.
Resultado final
O resultado final, isto é, Artboard com a barra lateral, Artboard que é um componente de botão, e Artboard que referencia a barra lateral e possui 2 botões, está disponível em seguida, e pode ser copiado e colado no seu Builder!