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Utilizando o Domain Assistant

O Assistant Domain do Data² é um assistente virtual desenvolvido para ajudar a realizar tarefas e responder perguntas de forma rápida e eficiente. Ele foi projetado para facilitar o uso da plataforma Data², fornecendo criação de features de suporte e orientação aos usuários, entre outros casos de uso.

Como criar um Domain Assistant

Dê double click na tela em sua Workspace, selecione Domain e clique em Virtual Assistant.

Criando Assistant

O Domain Assistant será criado e estará pronto para receber suas perguntas ou comandos.

Obtendo respostas e informações

O Domain Assistant irá processar sua pergunta e fornecer uma resposta ou informações relevantes. As respostas podem ser em forma de texto, JSON, links externos ou até mesmo trechos de código. Caso a resposta não seja clara ou você precise de mais informações, você pode fazer perguntas adicionais ou pedir esclarecimentos.

Experimente diferentes perguntas e comandos para descobrir a amplitude de recursos e informações que ele pode fornecer. Ele é capaz de entender perguntas em linguagem natural. Digite sua pergunta ou comando no Test e aperte Send.

Exemplo:

Utilizando o Assistant

Setup

O Assistant possui propriedades configuráveis em seu setup para permitir um ajuste personalizado e otimização de desempenho. Ao fornecer parâmetros configuráveis, você tem a flexibilidade de adaptar o ambiente de IA de acordo com suas necessidades específicas e preferências. A capacidade de configurar propriedades também oferece a oportunidade de experimentar diferentes configurações e descobrir a combinação ideal para cada aplicação ou problema. Você pode editá-las no próprio Assistant:

Configurações no renderable

Ou pelo Inspector do Builder:

Configurações no inspector

Content

No contexto do setup do virtual assistant, o campo content se refere ao conteúdo que será exibido ou processado pelo assistente virtual. Esse campo pode conter informações como respostas pré-definidas, scripts de diálogo, comandos de ações a serem executadas pelo assistente.

Behavior

O campo behavior refere-se ao comportamento ou ações que o assistente deve executar em resposta a diferentes comandos ou eventos. Esse campo permite definir como o assistente deve interagir com os usuários e como ele deve responder a diferentes situações. Por exemplo, você pode definir o comportamento do assistente para responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos ou serviços, realizar transações, agendar compromissos, entre outras ações, ter uma persona. Com ele, você está dando instruções sobre como ele deve se comportar em diferentes cenários, para que ele possa fornecer respostas relevantes e úteis.

Premisses

O campo `premisses`` se refere às premissas ou suposições que o assistente virtual faz ao interpretar as perguntas ou comandos dos usuários.e. As premissas podem incluir informações como o contexto da conversa, dados de perfil do usuário, informações prévias fornecidas pelo usuário, entre outros.

Answer Prefix

O campo answer prefix do assistente é um texto que é colocado antes da resposta do Assistant de forma a influenciar sua resposta. Por exemplo, em um Domain Assistant em que todo o setup foi feito em inglês, ao colocar “Ok gerando sua resposta em Português do Brasil:” em answer prefix, o Assistant irá gerar a resposta em português, pois ele entende que já escreveu isso e que a resposta deve ser em português.

Em um chat onde mandamos as mensagens do sistema, do usuário e do Assistant, os campos do Assistant, o prompt do usuário e a resposta do Assistant se encaixariam dessa forma:

Sistema : [context, behavior, premises]
Human : [Prompt]
Assistant : [answer preffix] [answer]

Exemplo

Vamos criar uma página que monta um roteiro de viagens de acordo com o destino e informações que o usuário enviar. Para este projeto precisamos de um Assistant para montar o roteiro e também utilizaremos um Artboard para colocar os campos que o usuário precisa digitar e o resultado que será exibido na tela.

Primeiro iremos criar o Assistant que terá como nome Gerador de Roteiro, ele irá receber o destino e criar o roteiro completo. Nessa etapa seja bem detalhado e explícito com o comportamento que deseja obter.

Configurações do Assistant Gerador de Roteiro

A seguir vamos criar um Artboard para realizar as interações necessárias. Adicione um Block para ser a Label, e coloque no text Destino, e um DataFieldBlock ligado a um UIState (na imagem, objetivo).

Configurações do DataFieldBlock

No onClick do Block que usaremos como botão, coloque no Module o Assistant Gerador de Roteiro e na Interaction selecione a opção consult, como Prompt você deverá passar um Getter do UIState, definido no passo anterior, no caso do exemplo o UIState chamado objetivo.

Configurações do Block como botão

Para visualizar o roteiro gerado, podemos criar um Block e no Text podemos fazer um Getter, inserindo como Module o Gerador de Prompt e passando como Prop currentAnswer. Dessa forma ele irá retornar a última resposta do Assistant.

Getter current answer do Assistant

Para testar a aplicação podemos dar um player no Artboard e digitar no prompt algumas informações sobre período da viagem, duração e destino.

O retorno deve ser parecido com o da imagem a seguir:

Aplicação exemplo